Saiba como criar valor para sua marca através do Marketing

O conceito de marketing já está bem disseminado no Brasil, mas muitos empresários e empreendedores ainda não sabem exatamente o que é essa ciência, sua importância e como ela deve ser usada para a disseminação de uma marca no mercado e para o crescimento do negócio.

Para que o marketing gere aumento nas vendas é preciso adotar as melhores estratégias de acordo com o perfil de cada empresa ou prestador de serviço, bem como de seu público-alvo ou persona.

Nesse artigo vamos apresentar o conceito de marketing, de que forma essa ciência pode criar valor para a sua marca e chamar atenção dos consumidores, bem como os tipos de marketing, suas principais ferramentas e benefícios.

O que é marketing?

Marketing é um conjunto de ações que são adotadas para posicionar uma marca, gerar visibilidade, conquistar e fidelizar o cliente, garantindo assim maior lucro e competitividade.

O marketing engloba estratégias, canais e metodologias que seguem se modificando constantemente para se adaptar às transformações sociais que estão sempre acontecendo em nossa sociedade.

Quando o marketing cumpre seu papel, a marca está presente na mente do consumidor, alcançando assim o desejo de qualquer empresa, que é ser lembrada.

Vale destacar que se trata de uma ciência que, além de estar diretamente ligada as vendas, também está relacionada com a reputação de uma empresa e à sua credibilidade no mercado.

Os 4Ps do marketing de Philip Kotler

O marketing, quando bem desenvolvido, precisa levar em conta seus 4Ps, também conhecido como “Mix do Marketing”, que são: produto, preço, praça e promoção.

Nesse conceito, proposto pelo grande guru do marketing, o professor americano especialista nessa ciência Philip Kotler, esses quatro pilares devem ser definidos para cada segmento-alvo que a empresa escolher.

Com a chegada da Internet e do Marketing Digital, foram necessários alguns ajustes dessa metodologia, que incluem novos Ps ou outras letras, como os 8Ps do Marketing Digital, que veremos a seguir.

Produto

O primeiro P se refere ao produto, que também pode ser um serviço. Dentro do marketing, é preciso definir exatamente que tipo de experiência e benefício um produto pode trazer para o consumidor.

É fundamental que ele transmita a imagem que a marca difundiu com a propaganda ou então seu cliente poderá não ter uma boa experiência e se sentirá frustrado.

Dentro deste primeiro pilar, o setor de marketing deve definir:

•        atributos funcionais do produto ou serviço;

•        atributos emocionais;

•        funções que ele pode desempenhar;

•        Design do produto e da embalagem;

Preço

O preço é um fator muito relevante, já que ele afeta diretamente na venda do produto, além de refletir o posicionamento da marca no mercado.

Cabe ao empresário trabalhar com um preço que atenda seu desejo de lucratividade, que esteja de acordo com o preço dos concorrentes e também que possa ser pago pelo público que se deseja atingir.

Outro ponto fundamental são as condições de pagamento e possíveis descontos, uma vez que eles também interferem no momento de decisão de compra.

Promoção

A partir do momento que se tem um produto definido e sua precificação, é o momento de torná-lo conhecido, ou seja, fazer sua promoção.

Dentro desse pilar estão as estratégias de comunicação definidas pela equipe de marketing, entre elas publicidade, assessoria de imprensa, marketing de redes sociais, entre outras.

Praça

A praça diz respeito a forma como o produto será fornecido ao cliente, ou seja, sua distribuição.

Os locais onde produto poderá ser adquirido também influenciam na decisão de compra, por isso é preciso defini-los de maneira estratégica, levando em conta situações como:

•        número de intermediários até o cliente final;

•        localização dos centros de distribuição;

•        localização dos pontos de venda;

•        gestão da logística para distribuição e entrega.

Quais são os objetivos do marketing?

O marketing tem objetivos comerciais que visam a venda de produtos e serviços.

No momento de planejar as ações de marketing é preciso ter em mente os objetivos que se deseja alcançar. Veja alguns deles:

Aumentar as vendas;

Tornar a marca mais conhecida;

Aumentar o engajamento dos clientes;

Garantir a satisfação dos clientes;

Estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes;

Otimizar a promoção do produto/serviço;

Garantir o fechamento de mais negócios;

Tornar a marca mais competitiva.

O conteúdo é o principal combustível do Inbound Marketing

Tipos de marketing

É possível desenvolver alguns tipos de marketing diferentes. Para escolher a melhor estratégia, é preciso entender o perfil da empresa e do seu público, mas antes vamos conhecer como se dão esses modelos e quais as suas principais características e vantagens.

Outbound Marketing ou Marketing direto

Se dá de maneira direta, ou seja, a empresa aborda diretamente os clientes por meio de um canal, como e-mail, telefonema e até mesmo pessoalmente.

Esse tipo de campanha, que desenvolve uma comunicação direta com o consumidor, pode ser vista em situações que convidam para uma interação, com mensagens como “clique neste link para se inscrever”.

O marketing direto pode se dar também em outros tipos de publicidade, como um outdoor que promove um conceito de marca ou o lançamento de um novo produto, um anúncio na TV ou até ligação telefônica.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, promove o contrário do marketing direto, ou seja, não estabelece uma comunicação direta com o consumidor.

A proposta é atrair os interessados para transformá-los em leads e, posteriormente, convertê-los em clientes, obedecendo todas as etapas do funil de vendas.

Nesse modelo de marketing está a produção de conteúdo relevante para o consumidor com o objetivo de atraí-lo para sua página, site ou loja, de forma que se estabeleça um relacionamento com a marca.

O cliente se interessa, desperta sua necessidade daquele produto ou serviço e por fim fecha o negócio.

Diferentemente do Inbound, o Outbound Marketing ou a propaganda tradicional consiste em uma abordagem ativa para prospectar clientes.

Marketing Digital

De modo geral, o Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital por meio de recursos como redes sociais, e-mail marketing e sites. Seu grande foco é facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor, de modo que ela se dê de maneira correta e personalizada.

O resultado desse trabalho é o fortalecimento da marca e, consequentemente, a fidelização do cliente e o aumento nas vendas.

Marketing de Conteúdo

Focado na criação de conteúdos relevantes, sejam eles textos, vídeos, ebooks e postagem em redes sociais, esse tipo de marketing é necessário para que os produtos e serviços de uma empresa se destaquem entre tantos outros existentes no mercado, mas isso não acontece de maneira direta.

Os conteúdos em questão não fazem a promoção direta da marca, mas atraem o público-alvo do negócio ao trazer soluções e alternativas para um problema ou desejo daquelas pessoas.

É preciso focar no desejo do público e criar um conteúdo realmente útil para ele. A grande sacada desse conteúdo não é vender em um primeiro momento, mas trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou mesmo ensinar algo. A venda acaba sendo uma consequência desse processo.

Marketing de Relacionamento

Para se diferenciar em relação aos concorrentes, o marketing de relacionamento é outra ferramenta importante dentro desse cenário, já que permite estreitar os laços com o público e se mostrar útil não apenas na hora de vender, mas em toda sua jornada de compra.

8Ps do Marketing atual

Com a chegada do Marketing digital, um novo “mix” se estabeleceu. Além dos 4Ps já mencionados (produto, preço, promoção e praça), surgem então outros quatro. Saiba mais sobre eles:

Pessoas

Trata-se da definição da pessoa ou público que se quer atingir e para isso se estabelece a persona, que pode ser considerado o perfil do cliente ideal dentro de um grupo maior que já foi definido no público-alvo. Trata-se de personagens fictícios que reúnem as características que um cliente em potencial poderia ter.

Dentro desse pilar também está a importância de atender bem as pessoas que podem consumir o seu produto, ou seja, ouvir as suas necessidades e encontrar a melhor solução para elas.

Processos

Os processos representam os fluxos de trabalho e procedimentos adotados pela empresa.

Ele é importante para promover uma boa experiência de compra para o cliente, de modo que ele se sinta satisfeito e volte a consumir, além de padronizar as atividades internas do negócio, fazendo com que as atividades, como a entrega, se deem com total eficiência e sem falhas.

Posicionamento

Refere-se ao ato de observar o ambiente onde o serviço é prestado ou o produto é vendido e a partir dessa análise encontrar a melhor forma de interagir com essa comunidade.

Performance

Esse pilar trata sobre a necessidade de se estabelecer indicadores chaves ou KPIs que devem ser mensurados periodicamente, de modo que se estabeleça o desempenho da empresa.

São eles que vão orientar possíveis mudanças de estratégia, se necessário, para que a performance da marca melhore, por exemplo. 

Se você ainda não adotou estratégias de marketing para a sua empresa, a fim de aumentar as vendas, aproveite o momento para isso e amplie a presença da sua marca no mercado.

Se esse conteúdo foi interessante e útil para você, deixe seu comentário, compartilhe e acesse nosso blog, onde disponibilizamos mais informações relevantes para que sua empresa se desenvolva cada vez mais.