O que é a jornada de compra do cliente

O que é a jornada de compra do cliente? Por que sua empresa precisa saber disso?

Atualmente, quem tem presença na internet conta com novo modelo para ganhar visibilidade para sua marca e ofertas, e assim, vender no ambiente online através de uma estratégia de marketing digital.

Trata-se de um processo menos invasivo, ou seja, menos forçado, e a empresa volta-se para entregar valor, enquanto as pessoas buscam por soluções para suas vidas na internet.

E, nessa jornada, as empresas precisam compreender melhor as necessidades, desejos e novos hábitos dos consumidores, pois isso vai embasar as estratégias de marketing de conteúdo e vendas dessas empresas.

Por isso, neste artigo de hoje você vai ver o que é a jornada de compra do cliente e sobre o funil de vendas.

Vamos ver?

Jornada de compra: o que é?

Jornada de compra é um esquema usado para definir onde o seu potencial cliente está dentro de uma jornada de compra.

Quando sua empresa monitora e observa os hábitos de compra do possível cliente é possível saber em qual momento ele está ao buscar fazer uma compra.

A jornada de compra é dividida da seguinte forma:

  • Aprendizado: é quando o possível cliente não sabe, ou não possui um problema, e muito menos sabe que tem uma necessidade;
  • Reconhecimento: é quando ele pesquisa e descobre informações que o faz perceber que tem uma necessidade a ser suprida;
  • Consideração: aqui a pessoa sabe que tem um problema e procura saber qual a melhor solução para esse problema;
  • Decisão: é quando a pessoa decide pela compra do produto ou serviço para ter uma solução.

A jornada de compra tem um reflexo positivo nas vendas de uma empresa devido as informações que a empresa passa a ter sobre seus possíveis clientes.

E assim, a empresa consegue ter um relacionamento e um trabalho de marketing e vendas mais assertivos, ou seja, voltados para cada fase.

Vamos ver agora como o consumidor é guiado conforme os diferentes momentos de comunicação ou vendas.

Afinal, o que é funil de vendas?

Um funil de vendas existe quando o seu potencial cliente começa a pensar na aquisição de um produto e serviço, e sai em busca dessa solução.

O funil de vendas é um modelo ou metodologia do marketing digital. Esse modelo é usado para verificar em qual etapa está um cliente na jornada de compra e ajuda a saber qual estratégia de comunicação usar.

O funil de vendas tem três etapas. Assim:

  • Topo de funil: é a fase onde as pessoas estão na etapa de aprendizado.

Elas não estão ainda buscando certo produto ou serviço, pois nessa fase é preciso fazer elas entenderem que tem uma necessidade, e assim, a se interessarem pela solução que você tem a oferecer.

  • Meio de funil: aqui as pessoas estão na fase de conhecimento; o conteúdo digital que você produziu para essas pessoas precisam mostrar a solução que você tem a oferecer.
  • Fundo do funil: aqui as pessoas vão comparar as ofertas existentes para assim, decidirem pela compra. Essa fase é chamada de fase de decisão.

Podemos notar que à medida que as pessoas vão passando para as etapas de baixo do funil, a quantidade de pessoas vai reduzindo.

E, quanto mais avançado na jornada de compra, e também dentro do funil de vendas, mais preparado estará o consumidor para comprar.

Concluindo

Neste post, você viu o que é a jornada a de compra do cliente, bem como sobre o funil de vendas.

Esse conteúdo é importante, pois é preciso saber quem é o cliente da empresa e em qual momento ele está, para que o trabalho de marketing e vendas da empesa fique mais fácil.

E assim, é possível vender mais e ter mais resultados.

E acesse nosso contato aqui na página para você falar com nosso pessoal que tem as melhores soluções em comunicação e assessoria de imprensa online.

Aguardamos seu contato!

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