Atualmente, quem tem presença na internet conta com novo modelo para ganhar visibilidade para sua marca e ofertas, e assim, vender no ambiente online através de uma estratégia de marketing digital.
Trata-se de um processo menos invasivo, ou seja, menos forçado, e a empresa volta-se para entregar valor, enquanto as pessoas buscam por soluções para suas vidas na internet.
E, nessa jornada, as empresas precisam compreender melhor as necessidades, desejos e novos hábitos dos consumidores, pois isso vai embasar as estratégias de marketing de conteúdo e vendas dessas empresas.
Por isso, neste artigo de hoje você vai ver o que é a jornada de compra do cliente e sobre o funil de vendas.
Vamos ver?
Jornada de compra: o que é?
Jornada de compra é um esquema usado para definir onde o seu potencial cliente está dentro de uma jornada de compra.
Quando sua empresa monitora e observa os hábitos de compra do possível cliente é possível saber em qual momento ele está ao buscar fazer uma compra.
A jornada de compra é dividida da seguinte forma:
- Aprendizado: é quando o possível cliente não sabe, ou não possui um problema, e muito menos sabe que tem uma necessidade;
- Reconhecimento: é quando ele pesquisa e descobre informações que o faz perceber que tem uma necessidade a ser suprida;
- Consideração: aqui a pessoa sabe que tem um problema e procura saber qual a melhor solução para esse problema;
- Decisão: é quando a pessoa decide pela compra do produto ou serviço para ter uma solução.
A jornada de compra tem um reflexo positivo nas vendas de uma empresa devido as informações que a empresa passa a ter sobre seus possíveis clientes.
E assim, a empresa consegue ter um relacionamento e um trabalho de marketing e vendas mais assertivos, ou seja, voltados para cada fase.
Vamos ver agora como o consumidor é guiado conforme os diferentes momentos de comunicação ou vendas.
Afinal, o que é funil de vendas?
Um funil de vendas existe quando o seu potencial cliente começa a pensar na aquisição de um produto e serviço, e sai em busca dessa solução.
O funil de vendas é um modelo ou metodologia do marketing digital. Esse modelo é usado para verificar em qual etapa está um cliente na jornada de compra e ajuda a saber qual estratégia de comunicação usar.
O funil de vendas tem três etapas. Assim:
- Topo de funil: é a fase onde as pessoas estão na etapa de aprendizado.
Elas não estão ainda buscando certo produto ou serviço, pois nessa fase é preciso fazer elas entenderem que tem uma necessidade, e assim, a se interessarem pela solução que você tem a oferecer.
- Meio de funil: aqui as pessoas estão na fase de conhecimento; o conteúdo digital que você produziu para essas pessoas precisam mostrar a solução que você tem a oferecer.
- Fundo do funil: aqui as pessoas vão comparar as ofertas existentes para assim, decidirem pela compra. Essa fase é chamada de fase de decisão.
Podemos notar que à medida que as pessoas vão passando para as etapas de baixo do funil, a quantidade de pessoas vai reduzindo.
E, quanto mais avançado na jornada de compra, e também dentro do funil de vendas, mais preparado estará o consumidor para comprar.
Concluindo
Neste post, você viu o que é a jornada a de compra do cliente, bem como sobre o funil de vendas.
Esse conteúdo é importante, pois é preciso saber quem é o cliente da empresa e em qual momento ele está, para que o trabalho de marketing e vendas da empesa fique mais fácil.
E assim, é possível vender mais e ter mais resultados.
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