Como alcançar sua persona através do Marketing de Conteúdo?

Quem sua marca quer alcançar? Para quem ela deseja produzir e distribuir conteúdos? Quem sua empresa tem condições de atender com excelência?

Afinal, qual a persona da sua empresa? Se você não souber sobre isso, seus resultados ficam comprometidos, e isso você não quer, não é mesmo?

Essas são perguntas básicas que sua empresa precisa fazer, pois qualquer estratégia de marketing precisa ser direcionada ao público certo.

É para sua persona que toda estratégia de marketing e vendas é criada, o que ajuda a ter ações mais certeiras e alinhadas aos interesses da jornada on-line do consumidor e clientes.

Para se ter uma ideia quanto ao volume de vendas online, a previsão para 2020, é de que o volume deve chegar a 106 bilhões de reais, um avanço de 18% em relação ao não de 2019.

Por isso, neste artigo você vai conferir como atingir sua persona através do marketing de conteúdo no ambiente on-line e fazer mais conversões e vendas.

O que é uma persona?

Quem criou a definição de persona foi Alan Cooper, designer e programador de softwares, ao criar um sistema de gerenciamento de projetos, isso foi em 1983.

Então, persona é uma representação fictícia, mas com base em dados e comportamentos reais e que representam um tipo de cliente ideal para uma empresa.

O objetivo é identificar um tipo de cliente, de modo que a marca possa traçar estratégias baseadas em sua persona.

Como alcançar sua persona através do marketing e conteúdo?

Saiba que criar uma relação de engajamento e conexão é o objetivo do marketing de conteúdo, de modo que a conversão de pessoal para leads ocorra de forma mais qualificada.

Para se ter uma ideia da importância do marketing de conteúdo, 73% das empresas das empresas nacionais adotam essa modalidade digital na sua estratégia de aquisição de clientes, essas informações são da Content Trends.

Com o marketing de conteúdo, você consegue, aos poucos, atrair as pessoas certas para seu negócio, pois uma vez que as publicações de conteúdos ocorrem com frequência, e alinhadas ao que a empresa quer atingir como público, as pessoas buscam por novos conteúdos, diariamente. E assim, se convertem em leads ou clientes.

Isso porque a marca que publica tais conteúdos passa a ser referência para essas pessoas, as quais vão buscar por novas publicações, sempre que elas tiverem um desafio a resolver.

Há, então, uma conexão entre a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa com o público para o qual a empresa publica seus conteúdos.

O que faz com que, a cada dia, mais pessoas se interessem e engajem nos conteúdos da sua marca e, assim, o processo de gerar leads fica mais fácil.

Depois disso, é preciso trabalhar as estratégias de conversão e vendas para sua empresa.

Como criar uma persona?

A criação de uma persona é um processo de pesquisa, análise de comportamento e construção.

Basicamente, a empresa deve seguir esses passos ao criar uma persona:

  • Coletar dados dos seus potenciais clientes que acessam seus conteúdos;
  • Fazer perguntas a esse público, enquetes, etc (você pode usar, para isso, ferramentas como Typeform, Google Forms, SurveyMonkey etc).
  • Analisar esses dados coletados
  • Estruturar ou criar a persona
  • Difundir esse perfil com toda a equipe de marketing e vendas.

Por isso, ao criar conteúdo, é preciso ver quais conteúdos tiveram mais engajamento das pessoas, e isso precisa ser reforçado nos conteúdos seguintes, inclusive, na definição de novas pautas.

De modo que a empresa saiba identificar o que é importante para essas pessoas, bem como o que elas desejam e valorizam.

Digamos que esses são pilares fundamentais na hora de conhecer e estruturar uma persona.

Concluindo

Neste post, você conferiu mais sobre como alcançar o cliente ideal com a estratégia de marketing de conteúdo.

Sabemos que ter uma persona definida é vital para o sucesso das estratégias usadas por qualquer empresa.

E, se este post foi útil para você, compartilhe ele com seus amigos?

Acesse outros posts em nosso blog para ficar por dentro de novos conteúdos como este!