SEM e SEO: Qual a diferença entre estas estratégias?

SEM e SEO: Qual a diferença entre estas estratégias? Qual usar?

Você que é empreendedor ou trabalha com marketing digital, é comum ainda ficar na dúvida sobre qual estratégia é a melhor para alcançar melhor ranqueamento nos mecanismos de buscas.

Se seria a estratégia de SEM (Search Engine Marketing) ou SEO (Search engine optimization). Claro que é muito simples diferenciar essas duas estratégias, mas mesmo assim, você vai saber fazer isso no nosso artigo de hoje.

Você verá ainda qual das duas te confere melhores resultados em mecanismo de buscas, como o Google, por exemplo.

Continue comigo!

SEM (Search Engine Marketing): uma ótima estratégia para os buscadores

SEM trata-se de um conjunto de estratégias de marketing digital que visa elevar a visibilidade e o tráfego de determinado site.

Mas mesmo que as ações de SEM tenham o mesmo objetivo que a estratégia de SEO, os conceitos são diferentes.

O SEO trabalha a busca de forma orgânica, enquanto o SEM é direcionado para ações com links patrocinados.

  • Links patrocinados

Atualmente, o Google Ads é um dos mecanismos usados pelo SEM para atingir melhor performance no Google de modo mais eficiente.

Logo após configurar o seu anúncio, escolhendo as palavras-chaves de forma apropriada, sua página ou conteúdo já é mostrado nas pesquisas, até antes dos resultados orgânicos, o que facilita muito nas conversões.

O SEM trata-se de uma estratégia paga, sendo assim, é preciso ter algum investimento para ser alocado nas campanhas.

E você só paga quando o usuário clica no seu anúncio.

SEO (Search Engine optimization): uma ótima estratégia para mecanismos de buscas

O SEO é um conjunto de estratégias usadas pelos profissionais de modo a elevar a performance de um site.

Diferente das ações de links patrocinados, na ação de SEO há um pouco mais de demora para se ter resultados.

Mas essa estratégia de SEO quando souber usá-la, traz um efeito mais a longo prazo para sua empresa, e é muito importante para criar sua autoridade na internet.

Mas isso demanda tráfego a partir de conteúdos de qualidade, sem ter que investir em anúncios. Por isso a importância para o seu negócio de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para alcançar resultados mais consistentes a médio e longo prazo.

  • SEO On Page: o que é?

É um conjunto de estratégias que precisam ser executadas em um site para melhorar o ranqueamento no Google, e isso leva em consideração os conteúdos dessas páginas e que deve fazer bom uso de palavras-chaves.

SEO e SEM: qual estratégia usar?

Bem, depende de seus objetivos, claro. Mas saiba que o SEO é essencial para qualquer estratégia de SEM, para que ela possa ser bem-sucedida.

Mas vamos te orientar melhor! Continue comigo!

Se seu intuito for gerar resultados a curto prazo, o recomendado é que você invista em links patrocinados, ou seja, usando as ações de SEM.

Agora se seu objetivo for construir autoridade para seu site e ganhar relevância no Google, trabalhar a otimização do seu site para as buscas orgânicas deve ser seu alvo. Assim, deve ser seu alvo as ações de SEO.

Para quem tem recursos e pode investir, não pode deixar de usar as estratégias de SEM, que garantem para seu negócio uma performance imediata e retorno satisfatório, tanto para agora e para o futuro.

Concluindo

Nest post, você viu sobre as estratégias de marketing digital SEM e SEO, bem como sobre a diferença entre elas.

Como já sabe diferenciar essas duas ações, agora é com você!

Aplique elas em seu negócio online e colha mais resultados imediatos e para o futuro.

E acesse nosso contato aqui na página, pois temos um time de especialistas que vai oferecer a melhor solução para sua empresa em termos de Inbound Marketing e assessoria de imprensa.

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