Hoje, vivemos uma época marcada pela cultura digital, e isso vem mudando as regras do jogo nos mercados.
A empresa precisa se alinhar a essas novas transformações, sob pena de perder clientes e competitividade, e isso, sabemos que não é nada saudável para os negócios.
Assim, as empresas estão revendo suas formas de conquistar e manter seus clientes, e isso vem ocorrendo através do Inbound Marketing.
Por isso, neste post você vai ver sobre isso e muito mais! Ficou curioso?
Acompanhe!
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é um conjunto de ações de marketing que partem da elaboração e publicação de conteúdos voltados para um público, no sentido de atrair sua atenção e gerar um relacionamento a longo prazo.
Esse termo foi usado pelas primeiras vezes por Brian Halligan, um dos fundadores da plataforma Hubspot.
A partir do Inbound Marketing, sua marca atrai potenciais clientes, daí você consegue mostrar sua competência em seu segmento de atuação, bem como suas soluções.
E isso, faz com que esses possíveis e efetivos clientes, se tornem promotores de sua marca.
Bacana, não é mesmo?
Quais as fases do Inbound Marketing?
Bem, suas etapas principais são estas:
Atrair: com os conteúdos da empresa (artigos, vídeos, e-books), a empresa atrai pessoas.
Converter: o visitante do conteúdo vira um lead (potencial cliente) para avançar no processo de compra.
Relacionar: ao relacionar o observar o comportamento do lead, é possível fazer ele avançar no processo de compra, acelerando o processo.
Vender: é o momento que ocorre a conversão em vendas, o visitante compra um produto ou serviço.
Analisar: consiste em analisar os resultados das ações e otimizar o processo em cada uma das etapas do processo, ou da jornada de compra.
Afinal, quais os benefícios do Inbound Marketing?
Será que realmente é relevante investir nessa estratégia? Vamos te mostrar alguns benefícios, daí você mesmo pode tirar suas conclusões.
Vamos lá!
- Alcance de público
Com essa estratégia, você consegue elevar o alcance de pessoas que entram em contato com sua marca, através de seus conteúdos que são publicados na internet.
E conforme dados da Content Trends de 2017, as empresas que dentre outras ações, adotam a publicação de conteúdos alcançam 2,2 mais visitas de pessoas, em relação às marcas que não fazem isso.
Sua empresa elaborando conteúdos mais segmentados, ou seja, mais voltados para as pessoas certas, ela vai atrair as pessoas com o perfil ideal.
- Maior persuasão
Quem trabalha com negócios, marketing e vendas, sabe que ter um bom poder de persuasão é decisivo para atrair clientes e conseguir fechar negócios.
Durante o processo em que os visitantes passam pelas suas ações de Inbound marketing, as pessoas percebem que tipo de conteúdo sua marca tem e do que elas precisam. Assim, essas pessoas se convencem que sua marca tem o melhor para elas.
Assim, na jornada de compra, o relacionamento que foi construído com essas pessoas faz com que isso seja fator chave na hora de fechar a compra.
- Maior efeito no ciclo de vendas
Um ciclo de vendas vai desde os investimentos iniciais para atrair o cliente, até o fechamento da venda e pós-venda.
E quanto mais tempo sua empresa leva nessa jornada, ela vai ter mais gastos de dinheiro e esforços.
E com o Inbound marketing, esse ciclo tende a ser menor, pois o tempo para levar alguém a comprar, é reduzido.
Isso ocorre devido o contato dos visitantes com seus conteúdos ricos e personalizados, que contribuem para uma decisão de compra mais rápida.
Concluindo
Neste post de hoje, você viu o que é Inbound Marketing, sua importância e muito mais!
Com todas as mudanças que estão ocorrendo nos mercados, rever e traçar novas e estratégias mais eficientes, são as mais apropriadas para buscar novas formas de competividade.
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