Se comunicar bem com os clientes é um desafio e tanto para qualquer marca. Encontrar a linguagem certa também. É preciso entender qual público receberá aquela mensagem, por qual meio e o principal, o que ele quer ouvir.
Dentro desse contexto nasce o Marketing de Conteúdo, que é uma ferramenta do Marketing Digital e do Inbound Marketing focada na criação de conteúdos relevantes, sejam eles textos, vídeos, ebooks e postagem em redes sociais.
Se você deseja se destacar sua marca entre os concorrentes a partir de estratégicas diferenciadas que não fazem a propaganda de um produto ou serviço de maneira direita, mas que promovam um movimento espontâneo de necessidade de compra, saiba mais sobre o Marketing de Conteúdo e de que forma ele pode ser útil para o seu negócio.

Entenda como funciona o Marketing de Conteúdo e qual a sua importância
Estar na Internet é hoje uma necessidade básica de qualquer marca. O grande diferencial do momento é como aparecer nela, como atrair o público diante de tanta informação.
O Marketing de Conteúdo ajudará sua marca nesse caminho. Isso porque o conteúdo que será produzido não fará a promoção direta da marca, mas atrairá o público-alvo do negócio ao trazer soluções e alternativas para um problema ou desejo daquelas pessoas.
A proposta é fisgar aquele internauta que está navegando pela Internet, sem necessariamente estar em busca de um produto. Vamos imaginar uma empresa que venda um serviço de segurança para edifícios.
Para atrair seu público-alvo, por meio do Marketing de Conteúdo, ela cria um material, pode ser um artigo ou um e-book, destacando os índices de roubo e invasões a prédios residências, casos de assaltos já registrados, bem como os riscos para moradores e colaboradores do empreendimento.
O cliente que vive aquele problema naquele momento automaticamente se identifica com o conteúdo e parte para o estágio seguinte, que é encontrar uma solução para aquela situação que o preocupa.
A partir daí, de maneira espontânea, o processo se encaminha para a compra do produto.
Vale destacar que a grande sacada desse conteúdo gerado não é vender em um primeiro momento, mas trazer algum benefício para quem o lê. A venda acaba sendo uma consequência desse processo.
O que é Inbound Marketing
O Marketing de Conteúdo, juntamente com o SEO e as estratégias em Rede Sociais, integram o Inbound Marketing, que é o marketing de atração.
Essas ferramentas, utilizadas de maneira eficiente, garantem o compartilhamento de informação voltada para um público-alvo específico. O grande objetivo é se comunicar bem com esse potencial cliente, criando um relacionamento que pode ser duradouro, isso porque ele chega até a empresa atraído por uma mensagem que é passada por meio desse conteúdo.
Quando esse cliente é captado e se identifica com aquela mensagem, se torna mais fácil transformá-lo em consumidor e até divulgador da marca.

O que é SEO?
Ser encontrado em uma busca no Google, por exemplo, pode parecer tarefa fácil, mas não é. Em meio a tanta concorrência, sua marca pode estar no fim da lista apresentada pelo buscador e nesse caso a chance do cliente saber sobre o seu produto cai consideravelmente, uma vez que ele pode encontrar o que procura nas empresas que aparecem primeiro.
O SEO, sigla que representa a expressão Search Engine Optimization, é a estratégia dentro do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing que ajudará sua marca a aparecer no topo da lista.
É por meio do SEO que um site é otimizado e torna-se competitivo dentro dos buscadores.
Palavra-chave
A ferramenta principal do SEO é o uso de palavras-chave. Elas serão buscadas por um possível cliente em uma pesquisa na Internet e por isso devem ser estrategicamente pensadas e trabalhadas.
É preciso definir quais palavras esse cliente se interessaria e utilizaria nos sites de buscas. A partir dessa definição, a palavra ou expressão deve ser inserida em todo o site, mas com alguns critérios que você verá a seguir.
SEO On Page
No SEO On page, as otimizações para rankeamento devem ser executadas em elemento como:
• Conteúdo;
• Título e meta descrição;
• Heading tags;
• Imagens;
• URLs.
Isso porque o Google avalia esses fatores para fazer a indexação correta. Essa otimização também ajuda o buscador a entender que aquele conteúdo tem organização e informação relevante.
SEO Off Page
O SEO Off Page se caracteriza pelos elementos de fora da página e que indicam se de fato aquele é um conteúdo de referência:
Veja alguns desses elementos:
• Quantidade de backlinks;
• Diversidade de backlinks;
• Contexto dos backlinks;
• Menções à marca;
• Buscas diretas.
A presença desses fatores demonstra o nível de autoridade do site da Internet.

Redes sociais
As redes sociais nunca foram tão importantes na captação de novos clientes como atualmente. Sua força, cada vez maior, não deve nunca ser ignorada, mas é preciso saber como trabalhá-las a partir de conteúdos realmente relevantes para alcançar o público desejado e, mais do que isso, fidelizá-lo de alguma forma.
Para que a sua empresa conquiste bons resultados por meio das redes é preciso, primeiro, entender se o seu público-alvo está nela.
A partir dessa constatação é necessário entender como funciona aquela ambiente e produzir conteúdos a partir dessa percepção. É preciso achar o tom daquela rede, quais formatos fazem mais sucesso, trazem mais engajamento e o que as pessoas desejam ler em cada uma delas.
Enquanto no Twitter as informações são mais dinâmicas, onde os textos são curtos e informais, tendo espaço inclusive para memes, no Instagram as fotos e as hastags ganham destaque. No Linkedin, por sua vez, os conteúdos devem ser mais formais, sem brincadeiras, prezando a relevância da informação.
Vantagens do Marketing Conteúdo
Veja as principais vantagens que sua marca terá ao adotar o Marketing de Conteúdo:
• Criar um relacionamento com o público: por meio das redes sociais, blogs e email marketing é possível se aproximar do cliente e estabelecer uma relação concreta; o resultado disso será o aumento nas vendas.
• Fidelizar clientes: Após a primeira compra, é importante e necessário fidelizar o cliente e é nesse ponto que o Marketing de Conteúdo atuará mantendo esse cliente sempre por perto.
• Construir autoridade: Com um conteúdo de qualidade na Internet, otimizado a partir da estratégia SEO, sua empresa terá um bom posicionamento, mostrando sua força e sua autoridade no mercado cada vez mais competitivo.
Agora que você já sabe a importância do Marketing de Conteúdo e de que forma ele pode fazer o seu negócio crescer com a chegada de novos clientes, vale a pena pensar nessa estratégia e trabalhá-la com qualidade e de maneira profissional.
Portanto, comece adotar as estratégias apresentadas neste artigo para que sua marca seja lembrada pelos consumidores, além conseguir se destacar nos mecanismos de busca como o Google. Para ler mais conteúdos únicos como este, acesse nosso blog.