Link building ou assessoria de imprensa digital, você já se perguntou qual técnica é melhor para sua empresa?
Será que existe uma melhor que a outra ou ambas andam juntas? É sobre isso que iremos tratar neste post.
Todos sabem que a assessoria de imprensa é fundamental para uma boa divulgação de marcas, serviços ou produtos; embora o link building ainda passa despercebido de muita gente ou dos empreendedores.
Por isso, veja neste artigo sobre o link building e assessoria de imprensa digital, e qual técnica é melhor para sua empresa.
1 – A assessoria de imprensa digital
A assessoria de imprensa digital consiste na divulgação de uma marca, serviço ou produto. Desse modo, os assessores fazem os textos institucionais e enviam para a imprensa para serem publicados.
Após isso, é preciso acompanhar para que a pauta seja publicada, isto é, não basta disparar os conteúdos para os parceiros ou jornalistas e aguardar a publicação, pois isso depende do interesse desses parceiros.
Assim, o assessor precisa ter um bom relacionamento com os jornalistas ou editores para que os conteúdos sejam publicados.
2 – Link Building
E quando uma página publica esse texto, ela está automaticamente gerando autoridade ou relevância para o site de destino.
Para isso, é necessário gerar relacionamentos com blogs e sites, de maneira a assegurar indicações de links. Por isso, é importante ter uma rede de contatos com jornalistas e editores ou publicadores de conteúdos.
Então, ter alguns links apontado para seu domínio é uma maneira de dizer para os mecanismos de buscas que sua marca é relevante, o que melhora seu posicionamento nas buscas feitas nesses mecanismos.
3 – A assessoria de imprensa voltada para o link building
O link building é essencial para que uma estratégia de marketing digital seja bem-sucedida. Desse modo, a assessoria de imprensa precisa contemplar essa estratégia em sua pauta.
E, para que a assessoria de imprensa consiga publicações em sites relevantes, é preciso:
- Fazer um levantamento de portais ou sites relevantes, isso em forma de uma pesquisa;
- Iniciar a conversa para se chegar a uma parceria com esses sites renomados;
- E, por último, é preciso criar e direcionar para esses parceiros artigos ou conteúdo de qualidade, de modo que eles respondam aos questionamos do usuário da internet.
Então, a questão mais relevante é convencer os jornalistas e editores a fechar essa parceria; e os conteúdos devem trabalhar links de contextos sem que isso pareça uma publicidade explícita.

4 – Link building ou assessoria de imprensa digital: qual técnica é melhor para sua empresa?
Como sabemos, com um trabalho de publicação contínuo na imprensa digital, torna-se possível obter links externos, o que torna o site de destino ou marca melhor posicionada no Google e outros mecanismos de buscas.
Então, podemos dizer que não há uma técnica melhor que a outra, o que existe, é que uma complementa a outra.
Isso porque o link building funciona de modo complementar à assessoria de imprensa. Aqueles que chamamos de link builders fazem um conteúdo ou texto (post, release, por exemplo) e fazem em seguida o relacionamento com donos de portais.
Depois disso, eles conseguem, na maioria das vezes, ter o texto ou release e links publicados.
Assim, no caso do uso do link building é preciso que o profissional use ferramentas como o keyword planner, por exemplo, para definir quais palavras-chaves usar para um melhor ranqueamento do conteúdo.
Resumindo, bons portais ou sites falando do seu conteúdo e usando links para direcionar as pessoas para seu domínio, os mecanismos de buscam entendem que o domínio de destino tem relevância, pois receberam um tipo de “apontamento de confiança”.
Para finalizar, neste artigo, você conferiu sobre o link building e assessoria de imprensa digital, sobre qual técnica é melhor para sua empresa.
Como você viu, não existe uma técnica melhor que a outra, pois as duas se complementam e são fundamentais para se ganhar maior autoridade e reconhecimento na internet.
E, para ler mais conteúdos com este, acesse o nosso blog.
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