Se comunicar de maneira eficiente e com a linguagem adequada é essencial para estabelecer uma boa estratégia marketing e, mais do que isso, conquistar clientes na internet.
Para vender nas redes socais é preciso entender qual público desejamos atingir, seu perfil e seus interesses. Para isso, é importante contar com duas ferramentas do marketing digital, que é definição do público-alvo, que são os consumidores que você deseja atingir, e da persona, que seria o perfil do seu consumidor ideal.
Entenda um pouco mais sobre esses dois conceitos e como eles são fundamentais para que se estabeleça uma relação eficiente e de confiança entre a sua marca e os consumidores.
O que é Marketing Digital?
Antes de apresentar o que é público-alvo e persona e entender a diferença entre essas duas peças do marketing digital, vamos tratar primeiro como se dá o marketing no universo virtual, já que ele precisou se reinventar com a chegada da Internet.
De modo geral, o Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital por meio de recursos como redes sociais, e-mail marketing, sites e blogs. Seu grande foco é facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor, de modo que ela se dê de maneira correta e personalizada.
O resultado desse trabalho é o fortalecimento da marca e, consequentemente, a fidelização do cliente e o aumento nas vendas.
O que é público-alvo?
Quando uma marca adota uma estratégia ou campanha de marketing sua proposta não é atingir todos os consumidores, mas sim seu público-alvo, ou seja, pessoas com o mesmo perfil social, econômico e demográfico que vão consumir o seu produto.
Ao definir seu público-alvo, a empresa normalmente tem em mãos informações gerais de uma fatia do mercado que se deseja trabalhar. Veja as principais delas:
• estado civil;
• idade;
• formação;
• gênero;
• hábitos de compra;
• profissão;
• região onde mora.
Apesar de ser importante em uma estratégia de marketing, o público-alvo acaba sendo muito abrangente. Levando em conta o marketing digital e sua importância no momento de se comunicar no ambiente online, é preciso ter em mãos detalhes pessoais desses indivíduos, ou seja, uma análise mais pessoal para que essa comunicação se dê de maneira mais assertiva, por meio de personas, conforme veremos mais abaixo nesse artigo.
Saiba quando usar o público-alvo
A definição do público-alvo é normalmente o primeiro passo de uma campanha de marketing, ou seja, é uma boa ferramenta inicial. Ela permite começar a estabelecer quais campanhas e canais serão mais eficientes para a divulgação do seu produto ou serviço.
Exemplos de público-alvo
Veja alguns exemplos de público-alvo para que você entenda melhor como funciona esse tipo de análise.
• Mães com idade entre 30 a 40 anos, formação superior, com renda mensal entre R$ 10 mil a R$ 15 mil, casadas, moradoras da região sudeste, que buscam atendimento médico a aplicação de vacina em clínicas particulares;
• Empreendimentos residencial de médio porte, localizado na região nordeste, que já terceiriza alguns serviços internos e que busca inovação.
Saiba como identificar o público-alvo do seu produto
Algumas perguntas podem ajudar no momento de definir qual é o público-alvo do seu produto. Veja algumas delas:
• Seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas?
• Quem usa seu produto? Homens, mulheres ou ele é unissex?
• Seus consumidores residem em qual estado, cidade ou bairro?
• Qual a condição financeira deles? São integrantes de qual classe social?
• Qual a renda média dele?
• Qual a escolaridade?
• São casados ou solteiros?
• Qual é a idade ou a geração para a qual se destina o produto?
O que é persona?
Com a chegada da internet e outras mudanças na forma de compra dos consumidores, a definição apenas do público-alvo acaba não sendo suficiente. É preciso ter mais detalhes sobre o cliente, entender características mais subjetivas dele.
Dentro desse contexto surge a persona, que pode ser considerado o perfil do cliente ideal dentro de um grupo maior que já foi definido no público-alvo. Trata-se de personagens fictícios que reúnem as características que um cliente em potencial poderia ter.
Como construir a sua persona?
Destacamos algumas perguntas que vão ajudar sua empresa a definir a persona que representará o perfil do cliente ideal.
• Quais são os sonhos e desejos dessa pessoa?
• Quais dificuldades enfrenta em seu cotidiano?
• Enfrenta desafios também?
• Tem frustações?
• Quais são seus hobbies? E suas ambições?
• Se informa por meio de qual mídia?
• Utiliza quais redes sociais?
• Quem são seus ídolos?
Com essas informações apuradas, sua empresa entenderá os anseios dos seus clientes e conseguirá oferecer solução para um possível problema ou necessidade, aumentando a chance de concretizar uma venda, além de aproximar a marca do seu público de maneira mais leve e efetiva por meio do marketing de conteúdo, que é focado na criação de conteúdos relevantes, sejam eles textos, vídeos, ebooks e postagem em redes sociais.
Esse tipo de marketing é necessário para que os produtos e serviços de uma empresa se destaquem entre tantos outros existentes no mercado, mas isso não acontece de maneira direta.
Os conteúdos em questão não fazem a promoção direta da marca, mas atraem o público-alvo do negócio ao trazer soluções e alternativas para um problema ou desejo daquelas pessoas.
Benefícios e quando usar a persona
Veja as principais vantagens de se utilizar a persona e assim desenvolver um marketing mais eficiente e assertivo.
• Melhorar a linguagem e a comunicação com o cliente;
• Entender em quais redes sociais investir em anúncios;
• Saber quais assuntos abordar de acordo com o interesse do cliente;
• Entender os formatos de conteúdo ideais;
• Definição de palavras-chave, ferramenta importante no marketing de conteúdo;
• Definir os melhores momentos para ofertar um produto;
• Definir o estilo e periodicidade do email marketing;
• Reduz as rejeições de compra que podem surgir.
Esse conteúdo sobre público-alvo e persona é importante para a sua empresa? Deseja ingressar nesse universo do marketing digital e assim ampliar suas vendas e seu alcance na Internet?
Deixe seu comentário e acesso nosso blog, onde você encontrará mais conteúdos relevantes que vão ajudar no crescimento do seu negócio.