Atualmente, o marketing digital se tornou a grande tendência, sem volta, para as empresas, em geral. E, não ter um posicionamento e uma estrutura online, compromete os resultados de sua empresa.
E, isso, sabemos que você não quer, não é mesmo?
Por isso, neste post você vai ver como fazer um planejamento eficiente de Marketing de Conteúdo, de modo que você alcance mais pessoas e venda mais, se for seu objetivo.
Segundo um relatório da Content Trends, com base em um estudo feito com empresas de várias atuações no Brasil, o Marketing de Conteúdo é utilizado por mais de 70% das empresas.
Vamos conferir mais sobre este assunto?
Marketing de Conteúdo: o que é?
Marketing de Conteúdo é semelhante à prática de Inbound Marketing, que é atrair clientes por meio da divulgação e entrega de conteúdos de valor (como artigos, e-books, postagens em redes sociais, etc).
A empresa, portanto, não realiza uma promoção direta de suas ofertas, mas através da metodologia de inbound marketing (que é atrair e converter as pessoas por meio da entrega de conteúdo), ela atrai as pessoas ao apresentar possíveis soluções para seus desafios ou problemas.
Nessa linha, desde 1985, a John Deere, empresa do segmento agrícola, criou e compartilhou um conteúdo de valor relacionado ao setor, em vez de ficar “empurrando” seus produtos nas pessoas.
E, ao consumir tais informações, as pessoas descobriram dores que, até então, não sabiam que tinham.
E, como se planejar para isso? Veja a seguir.
Como fazer um planejamento eficiente de Marketing de Conteúdo
Para isso, conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para a criação de uma estratégia de criação de conteúdo.
Depois, siga esses passos:
1- Estude a jornada de compra
Todos passam por uma jornada de compra, desde que entram em contato com suas empresas, até a decisão pela compra.
Então, os conteúdos criados devem conduzir o usuário nessa jornada até a compra. É entregar a informação certa e na hora certa.
2- Defina objetivos
Uma estratégia de marketing de conteúdo precisa ter como base alguns objetivos, tais como:
• Aumentar o tráfego para as páginas;
• Construir autoridade;
• Atrair clientes;
• Ampliar a visibilidade da marca;
• Aumentar as vendas.
Dentre outros fatores, tudo depende dos reais propósitos de sua empresa. Então, defina seus objetivos.
3 – O orçamento
Avalie o orçamento destinado para sua criação de conteúdo, afinal, muitas empresas têm limitação de orçamento, não é mesmo?
Então, defina antes, qual seu orçamento será destinado para suas ações de inbound marketing.
4 – Crie um calendário editorial
Esse calendário é importante para se ter alguns dados antes de se criar os conteúdos.
Neste calendário, defina:
• Sua persona;
• Os objetivos com as publicações;
• A quantidade de conteúdos;
• Tipos de conteúdos;
• Datas para a publicação.
Ter esses dados e manter a frequências nas suas publicações, é fundamental para o sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo.
5 – A construção dos conteúdos
Seus conteúdos devem ter qualidade e não apenas ficar enchendo espaço nos canais digitais. Esses conteúdos devem engajar os leitores e entregar a eles uma experiência satisfatória.
Assim, você pode definir por explorar conteúdo em vários formatos, tais como: podcasts, vídeos, artigos, etc.
Claro, não esqueça de aplicar neles as técnicas de SEO para você ter mais visibilidade nos mecanismos de buscas, como o Google.
Além disso, você deve estar presente nas redes sociais e entregar conteúdos com frequência.
6- Acompanhe seus resultados
Como sabemos, quem não mede, não gerencia; sabendo disso, você deve ter algum acompanhamento da entrega de seus conteúdos, pois você está investindo para isso, e isso, deve gerar resultados positivos.
Por isso, determine métricas e vai promovendo as melhorias nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo.
Concluindo
Neste artigo, você viu como fazer um planejamento eficiente de Marketing de Conteúdo.
Agora você sabe como fazer isso, mas se precisar, conte com nossa ajuda para definir sua estratégia de criação de conteúdos? Certo?
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