Atualmente, para qualquer negócio que opere no modo online, é preciso fazer com que ele seja encontrado nos mecanismos de buscas. E para isso, sabemos que é preciso ter uma estratégia de comunicação e marketing apropriada.
Desde já, saiba que um release (comunicado de imprensa) pode ajudar na sua estratégia de SEO. E, é sobre isso que abordaremos neste artigo.
Não adianta elaborarmos um ótimo release se pensarmos somente nos veículos de mídia tradicionais, pois temos hoje o meio digital com suas regras específicas.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para ajudar com essas dicas para que seu release te ajude no seu objetivo de ranqueamento.
Confira!
O que é SEO?
É uma abreviação para search engine optimization, que traduzindo significa otimização para mecanismos de buscas, o que é essencial para que seu negócio, mensagem ou marca seja encontrado pelas pessoas quando elas fazem uma busca online.
E, para isso funcionar, é preciso utilizar de técnicas especificas. Mas afinal, como um release pode ajudar na estratégia de SEO?
Como um release pode ajudar na estratégia de SEO
Para isso, é preciso:
1- A qualidade do conteúdo
O sucesso da otimização depende da qualidade do conteúdo. Portanto, seja criativo e elabore um conteúdo relevante. E quanto mais você pesquisar a respeito do tema, mais terá argumentos para fazer um conteúdo atrativo para a imprensa e para as pessoas.
Lembre-se ainda que quem vai ler seu conteúdo pode não ser um jornalista, mas uma pessoa comum. Por isso, escreva de modo envolvente e pensando nesse público.
2- Use as palavras-chave ideais
Ao escrever seu comunicado de imprensa de modo a ter sucesso em SEO, é fundamental usar de boas palavras-chave.
Assim, você precisa se perguntar “como meu público buscaria por uma solução relacionada ao meu negócio ou instituição?”
Essa resposta te ajuda a saber sobre o que ou qual questão mais usada pelas pessoas ao fazer uma pesquisa.
Algumas ferramentas online te ajudam a definir essas palavras a serem usadas em seu material, tais como SEMrush, Ubersuggest, etc.
3- Pense na estrutura do seu texto
Os mecanismos de buscas fazem uma leitura específica de seu conteúdo para determinar sua aparição.
Para isso, para garantir que seu conteúdo ou release seja ranqueado, utilize um título atrativo e com as palavras-chave relevantes.
Utilize bons subtítulos e um parágrafo de abertura (pode se no segundo parágrafo) com as palavras-chave escolhidas e de modo a despertar a atenção do leitor.
Muito importante ainda, é utilizar de excelentes construções gramaticais e sintáticas na hora de elaborar seu texto. Todo o texto deve ser coerente e passar uma mensagem clara para o leitor.
4- Como os mecanismos de buscas tratam releases
Hoje, os principais mecanismos de buscas tratam releases como se fossem meras propagandas, o que faz com que elas sejam indexadas de modo não favorável nos mecanismos de buscas.
Para isso, recomenda-se usar os hiperlinks de forma moderada. Não utilize de links para o mesmo site várias vezes, mas somente para aqueles que são informativos.
Recomenda-se que no comunicado de imprensa, o primeiro link seja direcionado a páginas que não possuem datas e com informações gerais, isso gera boa referência para a mensagem.
Quanto a quantidade de links na sua mensagem, o ideal é que não passe de quatro.
Concluindo
Neste post, você viu como um release pode contribuir na estratégia de SEO.
O release é uma estratégia essencial no mercado de comunicação. Para isso, ele deve ser elaborado de modo a obter visibilidade na mídia e no meio online.
Com essas dicas vistas você terá condições de elevar sua estratégia de SEO através de seus conteúdos de imprensa.
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