Algumas tendências chegam forte para 2021, confira algumas principais para seus investimentos futuros em comunicação e marketing
Veja algumas tendências para 2021 de comunicação e marketing.
1 – Conteúdo programado para voz
Segundo informações da ComScore, para 2021 mais da metade das buscas dos conteúdos na internet serão feitas por voz. O que vem a contemplar não somente o Google, mas também buscas em mecanismo como Siri, Alexa e Cortana, estas que ganham mais adeptos a cada dia.
2 – Influência e propósito
Muitas consultorias de mídia e comunicação vêm alertando sobre o propósito das marcas e criadores de conteúdo.
Na busca pela diferenciação num ambiente online de muita informação, as marcas compartilham cada vez mais suas opiniões e buscam participar na área de políticas públicas.
As redes sociais vão ainda dar mais voz às pessoas, sendo que questionamentos e cobranças serão mais comuns, e as marcas precisam estar preparadas para isso, mais ainda no sentido de evitar ruídos na comunicação, e de modo que a marca não seja vista como oportunista.
3 – Chats e comunidades
Com o advento da pandemia, o WhatsApp e Telegram foram grandes ferramentas na comunicação home office.
Para 2021, as funcionalidades e uso dessas ferramentas tendem a se expandir, possibilitando criar uma comunidade em torno da marca. Trata-se de uma estratégia de comunicação que pode atingir uma audiência muito significativa. Pense nisso!
4 – Vídeos curtos
TikTok e Reels vieram para ficar, é o que tudo indica. A inserção de vídeos curtos na sua estratégia de comunicação e marketing, sem dúvidas, é um caminho sem volta, pois as pessoas a cada dia, têm menos tempo e fazendo vídeos curtos, você tem a chance de gerar mais conexão com seus públicos.
Além disso, vídeos curtos favorecem o engajamento de sua página ou perfil em redes sociais.
5 – Comunicação para a melhor idade
A pandemia de 2020 fez com que o mundo e os profissionais de marketing olhassem com mais atenção para as pessoas da melhor idade. Segundo uma pesquisa da Sesc e Fundação Perseu Abramo, 68% dos lares brasileiros, as pessoas idosas são as responsáveis pelo sustento. Embora as marcas ainda apresentam dificuldades em focar nesse público no processo de comunicação. É importante entender que esse público está mais conectado, por isso, o empreendedor que ignorar isso está deixando de explorar importantes oportunidade de mercado.
6 – Social e live commerce
Os perfis das marcas não podem ser apenas um catálogo e produtos, mas a interação humana e valores voltados para o ser humanos precisam anteceder qualquer ação comercial. A intenção é unir as lives ao marketing de influência e à agilidade das compras virtuais, ou seja, enquanto os usuários consomem conteúdo em vídeos, pode- se aproveitar para ofertar seus produtos, mas sem parecer que está vendendo, ou seja, não podemos ser invasivos.
Concluindo
Você viu algumas tendências para 2021 de comunicação e marketing.
Ignorar essas tendências é deixar de garantir importantes diferencias competitivos. E isso você não quer!
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