Afinal, o que é o storytelling? Sabemos que não é de hoje que o ser humano gosta de contar boas histórias, de modo a despertar o interesse em outras pessoas.
Mas, o que o storytelling tem a ver com o mundo dos negócios? Porque contar histórias fará você cultivar um melhor relacionamento com seus clientes e públicos em geral.
É uma forma de ativar nas pessoas o gatilho da emoção e a despertar nelas o interesse para sua mensagem e suas ofertas de valor.
Por exemplo, a Neilpatel cita um exemplo de um aumento da taxa de conversão de 2% para 8%, aumentando a receita para 7 dígitos com apenas a venda de infoprodutos.
E, tem mais, com essa prática, você vai conseguir gerar mais tráfego para seu blog, site ou rede social, pois estará despertando o interesse das pessoas de um modo diferente.
Vamos conferir mais sobre o storytelling?
1 – O que é storytelling?
É a arte de contar histórias, de transmitir sua ideia ou mensagem por meio de palavras, imagens e sons. Trata-se de dar vida a uma situação ou cenário, estimulando a criação de sentimentos e, assim, as pessoas são atraídas e cativadas.
Hoje, o marketing de conteúdo precisa abarcar o storytelling, pois uma narrativa bem elaborada ajuda na estratégia de marketing de empresa.
Por exemplo, ao escrever um conteúdo, você usa de imagens atrativas, o que torna a sua redação mais rica e atrativa.
Ao fazer um podcast, você usa de músicas e sons, e isso provoca sentimentos.
Ao criar um vídeo, você o faz com base em sons, imagens e uma boa mensagem, o que provoca emoções.
Então, um bom storytelling ajuda a atrair a atenção das pessoas e a convertê-las, conforme seus objetivos (baixar um material, fazer uma compra, etc).
2 – Por que aplicar o storytelling ao seu negócio?
Porque é uma forma de você ser bem-sucedido com sua estratégia de marketing de conteúdo e marketing digital, no geral.
Hoje, há muitos ruídos e excesso de informação na internet, assim, as pessoas, geralmente, apenas passam os olhos no seu conteúdo.
Então, transmitir o conteúdo em forma de storytelling é uma forma de se diferenciar nesse mundo de muita informação.
E como sabemos, nosso cérebro é estimulado a responder a gatilhos mentais ou emocionais; assim, através dessa técnica, você desperta o gatilho emocional nas pessoas.
E, um storytelling bem feito e com uma narrativa envolvente ajuda a gerar tráfego para sua página e a transmitir credibilidade, o que é essencial para a conversão e geração de resultados.
Por exemplo, uma pesquisa da Forrester Research mostrou que os executivos que tomam decisões preferem uma boa conversa do que a apresentação de vendas agressivas, isso segundo a NeilPatel.
3 – Storytelling no Marketing de Conteúdo
Existem 4 elementos do storytelling:
- Mensagem: a ideia passada para marcar a vida das pessoas;
- Ambiente: onde acontece os eventos, isso facilita que as pessoas embarquem na jornada;
- Personagem: quem percorre a jornada ou narrativa e passa por uma transformação;
- Conflito: que é o desafio que surge para o personagem e que o motiva e instiga a percorrer a jornada ou o desafio.
E, como trabalhar o storytelling no marketing e conteúdo?
Através desses elementos que citamos. O ambiente que é a internet, através de ferramentas como um email, um anúncio, um blog, etc.
O personagem, que pode ser você que embarca na jornada de levar uma mensagem ou conteúdo de valor para as pessoas.
E a mensagem que é o elemento central, a ideia ser transmitida para convencer, integrar, gerar sensações, sentimentos.
E, o conflito que é levar o desafio às pessoas de pegar o conteúdo e aplicar em suas vidas, ao seu negócio.
Para finalizar, neste post, você conferiu o que é storytelling, bem como, sobre os benefícios para seu negócio.
Agora que você conhece essa técnica poderosa, que tal começar a aplicar em sua estratégia de marketing de conteúdo? Para conhecer nossas soluções, acesse nosso contato aqui!
E acesse nosso blog para ler outros conteúdos.