Um plano de negócio é um passo a passo para quem quer empreender com mais segurança diante a abertura de uma nova empresa. Ele aumenta as chances do negócio dar certo e reduz os erros durante a jornada empreendedora.
Um plano de negócio existe quando o empreendedor tem uma ideia de negócio e deseja ter essa ideia executada, organizada e estruturada.
Ele permite enxergar os principais pilares de uma empresa. Bem como, o que precisa ser feito para planejar e traçar de modo estratégico, as metas e os caminhos a serem trilhados para ter o negócio funcionando.
Então, descubra qual a importância de um plano de negócio para sua empresa.
1 – O que é um plano de negócio?
Segundo o SEBRAE, um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos sobre uma ideia de um novo negócio ou empresa já estabelecida, sendo que ele mostra a viabilidade do negócio e as ações a serem executadas para alcançar os objetivos almejados.
Ele contém:
• Fontes de receitas;
• A oferta de valor;
• Canais de atendimento;
• Tipo de clientes;
• Pesquisa de mercado;
• Recursos fundamentais do negócio;
• Equipe gestora;
• Estrutura de custos;
• Investimentos iniciais;
• Planos de marketing, financeiro e operacional do negócio.
Então, se você quer montar uma empresa bem estruturada e organizada e saber como esta empresa irá operar, ou você não sabe se sua ideia é viável, você precisa de um plano de negócios.
Sabemos que qualquer ideia a ser executada ou investimento a ser feito tem seus riscos, e o plano de negócio te ajuda a entender se sua ideia é viável e quais os riscos iminentes.
2 – Qual a importância de um plano de negócio?
Um plano de negócios é importante, pois ele contém estratégias, metas, dados e números relacionados ao negócio, de modo que as decisões possam ser tomadas com mais assertividade. Além disso, ele determina a viabilidade geral do negócio.
Com ele se tem uma visão geral do negócio, os caminhos a serem trilhados, bem como quais riscos o negócio corre e como evitá-los.
Um plano de negócio consolida as informações em um só documento, de modo que ele possa ser apresentado para investidores, colaboradores e outros públicos interessados.
Um plano de negócio traz com clareza os objetivos do negócio e prazos para alcançar, de modo que a rota possa ser corrigida, caso seja necessário, a fim de que os objetivos sejam atingidos.
3 – Como elaborar um plano de negócio?
Ao elaborar um plano de negócio, o ideal é que ele seja feito por quem conhece diretamente do ramo do negócio que será criado. E quanto mais cabeças pensantes, melhor. Ele tem essa estrutura:
• Sumário executivo: que contém um levantamento breve sobre a empresa e seu produto;
• Uma breve descrição das estratégias de marketing do negócio;
• A elaboração do plano operacional e financeiro do negócio, com sua viabilidade;
• Uma projeção dos cenários que podem ocorrer, inclusive, o ideal é que você simule para saber quais cenários podem ocorrer nos próximos meses;
• Análise do mercado: contendo a área de atuação do negócio e o público a ser atendido; bem como quem são os concorrentes.
Na sua análise de mercado, não deixe de usar essas ferramentas para uma maior clareza e segurança de sua pesquisa:
a) Survey Monkey;
b) Sua Pesquisa;
c) Google Trends.
Enfim, você conferiu neste artigo qual a importância de um plano de negócio para sua empresa, assim como é sua estrutura.
E, você está querendo abrir ou expandir sua empresa? Saiba que um plano de negócio é essencial para você trilhar essa jornada.
Aproveite para ler também este artigo sobre modelo de negócio e como criar um.