Você que está na jornada do empreendedorismo, já tem um modelo de negócios ou busca criar um? Na jornada do empreendedorismo pode ser difícil dar concretização a uma ideia sua, não é mesmo?
Se você ainda não sabe, um modelo de negócio é um documento sistematizado que parte da ideia de um negócio, de modo a gerar valor para certo público-alvo.
Resumidamente, é o jeito de sua empresa, e isso tem todo um reflexo nos resultados que ela irá colher. Então, se este assunto lhe interessa, fique conosco para a leitura deste artigo, certinho?
1- O que é um modelo de negócio?
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um modelo de negócio é uma maneira de uma empresa criar e entregar valor para as pessoas.
Então, não existe um modelo ideal, mas depende muito de qual é sua proposta de valor (solução) e qual sua realidade ou cultura. Assim, o modelo de negócio precisa trazer com clareza sobre o que ela faz e para quem faz.
2- Afinal, por que fazer um modelo de negócio?
Ter um modelo de negócio é importante porque é uma forma fácil de qualquer um ver, seja um investidor ou colaborador, por exemplo, o funcionamento geral da sua empresa.
Através de um bom modelo de negócios é possível ainda criar uma oportunidade de inovar, conquistar clientes e mercados, reduzir custos e criar melhores receitas para sua empresa.
É um documento que resume o que fazer e para quem fazer algo de valor e que irá ainda nortear as estratégias do negócio.
3- Como montar seu modelo de negócio?
Para montar um modelo de negócio, é importante você responder para si essas questões:
• O que você vai oferecer como proposta de valor?
• Quem é seu público-alvo? Como se comportam?
• Quais os recursos e parcerias você tem disponível para isso;
• Quanto precisa investir para tirar sua ideia do papel e qual sua fonte.
Então, você respondendo a essas perguntas, fica mais fácil montar seu modelo de negócio.
Existem ferramentas para isso também, como o Canvas que te ajuda a definir seu modelo de negócio; basta apenas que você alimente a ferramenta com as informações que são pedidas.
Mas você pode ainda usar outra estratégia, como montar uma tabela com 5 colunas com um esquema no seu computador; para isso, você pode seguir esse passo a passo:
• Defina sua ideia de negócios
Nessa fase, é hora de explicitar sua ideia, ou seja, a solução que irá entregar.
• Defina seu público-alvo
Definir seu público alvo é fundamental, pois você precisa saber com quem vai falar e o que vai entregar.
Sem definir quem é seu público-alvo, não tem como estabelecer um relacionamento, e assim, fica inviável seu negócio.
• Defina as atividades de sua empresa
Nesta etapa, é hora de definir o que você vai fazer, as principais atividade e recursos. Defina ainda:
a) Quem vai contribuir com você;
b) Quem serão seus parceiros;
c) Como será sua logística de entrega de valor?
Dentre outros favores que você lembrar.
• Investimentos
Qualquer modelo de negócio precisa definir o que iremos alocar em termos de recursos financeiros e suas fontes.
Então, comece definindo sua estrutura de custos, o que pode ser feito até numa planilha do Excel, por exemplo, e defina ainda suas fontes de receitas e o prazo para isso.
Para finalizar, neste artigo de hoje, você viu o que é um modelo de negócio e como criar um.
Agora, é hora de você tirar sua ideia do papel e partir para ação. Já adiantamos que o empreendedorismo é uma aventura incrível!
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