Adaptação ao home office e investimento em marketing digital: novas necessidades em tempos de pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social que se estende há 14 meses para redução do contágio pela doença, o home office, que é a modalidade de trabalho em casa, tem crescido cada vez mais no Brasil e pode se tornar uma tendência mesmo após o fim da quarentena.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 7,3 milhões de pessoas estavam trabalhando remotamente em novembro do ano passado. A prática foi adotada, inclusive, por empresas de pequeno porte.

Além do home office, muitas organizações decidiram aproveitar o período de isolamento, onde muitas pessoas deixaram de ir para as ruas em busca de serviços e produtos, para mudar, não apenas a forma de trabalhar, mas também sua forma de se comunicar com seus clientes, passando a investir em marketing digital e marketing de conteúdo.

Conheça mais sobre esses conceitos nesse artigo.

O que é home office?

O home office, ou trabalho remoto, é o trabalho desenvolvido à distância. A empresa que adota essa modelo permite que seu colaborador trabalhe de qualquer lugar, pode ser de casa ou de outro local, desde que disponha de algumas ferramentas, como telefone e um computador com conexão à internet.

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado no final do ano passado, em novembro de 2020 o Brasil contava com 7,3 milhões de pessoas trabalhando remotamente, o que representava 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. A remuneração desses profissionais somou R$ 32 bilhões, que corresponde a 17,4% dos R$ 183,5 bilhões da massa de rendimentos efetivamente recebida por todos os ocupados no país.

Adaptação ao home office

Com a pandemia ainda em alta no Brasil, o home office segue em plena atividade em muitas empresas, mas para que esse modelo de trabalho dê certo e alcance os objetivos esperados, é preciso tomar certos cuidados e adotar algumas medidas. Veja algumas delas:

Estabeleça plano de ação

É importante que se defina um plano de ação completo com etapas, prazos e responsáveis para cada área e também que se identifiquem quais colaboradores tem condições e estrutura para adotar esse modelo de trabalho e se sua empresa tem uma rede, por exemplo, para acesso externo dos arquivos e programa utilizados.

Tenha suporte de TI

Conte com uma equipe de TI que esteja alinhada com esse plano de ação e que viabilize o acesso remoto a todos que necessitem, além de manterem a segurança das informações trabalhadas.

Treine e ofereça todo suporte para os colaboradores

É importante que sua equipe consiga trabalhar com tranquilidade de casa, sem contratemos e com o mesmo rendimento de sempre.

Ter reuniões frequentes com os colaboradores também é importante para mantê-los próximos e informados sobre o que acontece na empresa

Comunique seus clientes e parceiros

Os clientes e as empresas parcerias devem estar informados sobre as mudanças na sua empresa, já que os mesmos serão impactados de alguma forma e devem estar a par do que muda e de que forma devem se adaptar a esse novo momento.

De que maneira a comunicação e o marketing digital são importantes nesse momento de pandemia?

O Marketing digital pode ser vital para sua empresa nesse momento de pandemia em duas situações: inicialmente para comunicar seus clientes e parceiros sobre as mudanças na sua empresa com o modelo de home office adotado, por exemplo, e também para reforçar a sua marca e seus produtos em um mercado tão competitivo como o da Internet.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital por meio de recursos como redes sociais, e-mail marketing e sites. Seu grande foco é facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor, de modo que ela se dê de maneira correta e personalizada.

O resultado desse trabalho é o fortalecimento da marca e, consequentemente, a fidelização do cliente e o aumento nas vendas.

O que é Marketing de Conteúdo?

Focado na criação de conteúdos relevantes, sejam eles textos, vídeos, ebooks e postagem em redes sociais, esse tipo de marketing é necessário para que os produtos e serviços de uma empresa se destaquem entre tantos outros existentes no mercado, mas isso não acontece de maneira direta.

Os conteúdos em questão não fazem a promoção direta da marca, mas atraem o público-alvo do negócio ao trazer soluções e alternativas para um problema ou desejo daquelas pessoas.

Para exemplificar o que estamos apresentando aqui, vamos levar em consideração uma empresa que oferece um produto para emagrecimento.

Para atrair seu público alvo, por meio do Marketing de Conteúdo, ela cria um material, pode ser um artigo ou um e-book, destacando como a obesidade tem aumentando, especialmente em tempos de pandemia, e como isso tem afetado a saúde e a autoestima das pessoas.

O cliente que vive esse problema naquele momento automaticamente se identifica com o conteúdo e parte para o estágio seguinte, que é encontrar uma solução para aquele problema que o incomoda.

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A partir daí, quando o marketing e o atendimento são bem trabalhados, o resultado é a compra do produto.

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