Certamente que você sabe que, há muito tempo, os investimentos em marketing eram baseados em achismos. Hoje, como temos muitas ferramentas inovadoras para isso, convém usá-las, caso contrário, a empresa pode sair perdendo.
É preciso saber quais os seus retornos com os investimentos feitos em marketing digital. Para isso, existem as métricas e dentre as mais importantes, podemos destacar o ROI (retorno sobre o investimento) e CAC (custo de aquisição de clientes).
Saiba que, ficar atento a essas métricas ajuda sua empresa a planejar novas metas, ou estratégias com resultados prováveis de alcançar, tendo como base resultado anterior.
Assim, sua empresa deve ter metas realistas de investimentos em marketing, bem como, monitorar isso de forma constante. Então, se esse assunto te interessa, fique conosco para a leitura deste artigo, combinado?
Mas vamos ver antes, o que é Inbound Marketing.
Inbound marketing: o que é?
Inbound marketing significa um conjunto de ações de marketing digital que parte das ações de criação e elaboração de conteúdos digitais por parte de uma empresa.
Essas ações são usadas para atrair as pessoas que estão no meio digital e gerar com elas relacionamentos, de modo a convertê-las em clientes.
Então, ter uma estratégia de inbound marketing significa ter estratégias de atuação no marketing digital. O que se resume em atrair, converter, relacionar, vender e analisar os resultados das ações de marketing.
E, como sabemos, toda estratégia de marketing de conteúdo, principal pilar do marketing de atração, precisa ser monitorada, para, em seguida, a empresa poder tomar as decisões pertinentes.
Por isso, vamos ver algumas métricas importantes.
O que é ROI e sua importância para as ações de Inbound marketing?
ROI é a abreviação do termo return over investiment. Com ele, é possível saber quanto uma empresa tem de retorno sobre seus investimentos em marketing digital, por exemplo.
Assim, você fica sabendo como otimizar o que vem dando bons resultados e/ou corrigir alguma ação ou investimento equivocado.
Para calcular o ROI, a formula é esta: ROI = RECEITA – CUSTO / CUSTO
Por exemplo: ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 9
Aqui, o ROI foi de 9 vezes o investimento feito.
Calcular o ROI é importante, pois se trata de um forte indicador em termos dos investimentos realizados em inbound marketing ou outra estratégia digital, pois nenhuma empresa quer investir para sair perdendo.
O que é CAC e sua importância?
CAC significa custo de aquisição de clientes e representa o resultado do total de investimentos ao adquirir novos clientes, dividido pela soma de clientes conquistados.
Para achar o CAC, basta fazer um cálculo, e a fórmula é esta:
CAC = (investimento em marketing + investimentos em vendas) / quantidade de clientes
Vamos imaginar que suas estratégias voltadas para adquirir novos clientes, em certo intervalo de tempo, somam R$ 20.000 e nesse intervalo você conquista 40 clientes novos, então, pode-se dizer que seu CAC será de R$ 500,00.
Então, se sua empresa não faz um monitoramento dessa métrica, isso pode comprometer a saúde financeira de seu negócio. E, isso você não quer, certo?
Sendo assim, não é suficiente saber somente quanto fica adquirir um novo cliente, mas também o quanto ele vale para sua empresa.
Enfim, neste artigo você viu o que são ROI e CAC e como essas métricas podem influenciar no desempenho de sua empresa.
Então, você pode ter as melhores estratégias de marketing digital ou inbound marketing, mas se você não souber monitorar suas métricas e fazer as correções devidas, poderá estar perdendo os recursos que são investidos no seu negócio.
E, se você quer saber como fazer um planejamento eficiente de marketing de conteúdo, aproveite para ler o nosso post.