Com o marketing de conteúdo, você ou sua empresa pode ganhar visibilidade na internet e ainda atrair potenciais clientes para seu negócio.
O marketing de conteúdo quando utilizado de modo estratégico e alinhado a cada uma das fases do funil de vendas, pode gerar mais negócios para seu empreendimento.
Com isso, na estratégia de conteúdo ou inbound marketing, é importante saber quais tipos de conteúdos e em quais formatos vão ter eficiência, a ponto de dialogar melhor com seus potenciais clientes.
Por isso, neste post, você vai ver qual o melhor conteúdo para o topo, meio e fundo do funil de vendas.
Afinal, o que é o funil de vendas?
O funil de vendas é uma maneira de mostrar, de forma esquematizada, a trajetória de um usuário comum da internet, em forma de uma pessoa interessada em comprar e se engajar com sua marca.
Esse conceito é mostrado como um funil, realmente, onde ele inicia, tem um topo mais largo e vai afunilando até chegar a uma base curta ou mais fina (pois é onde os potenciais clientes estão mais prontos para a conversão).
E, sua estratégia de produção de conteúdo deve levar isso em consideração, pois em cada fase do funil, o usuário tem uma intenção ou comportamento diferente.
Leia também:
O que é a jornada de compra do cliente? Por que sua empresa precisa saber disso?
- O melhor conteúdo para o topo do funil de vendas
O usuário estando no topo do funil de vendas, muitas vezes, não sabe que precisa de um produto ou serviço, mas conhece suas dificuldades ou desafios diários.
Sendo assim, os melhores conteúdo para o topo de funil são:
Vale lembrar que nessa fase, o usuário não é mais um simples visitante, mas ele já sabe de seu problema e está em busca de soluções.
- Os posts curtos de até 500 palavras, estes devem responder dúvidas que são digitadas nos motores de buscas, como o Google, por exemplo.
- Webinars: são videoconferências ao vivo, onde um profissional comenta sobre certos assuntos. Eles devem se dedicar a responder questões mais simples, mas sempre de olho no perfil da persona.
- Vídeos: os vídeos possuem um poder de atrair os usuários, mas eles devem ser curtos e ter o objetivo de responder dúvidas do usuário.
2. O melhor conteúdo para o meio do funil de vendas
Aqui, é onde ele se torna ou lead e se aproxima de ser um cliente final.
Estando no meio do funil de vendas, os melhores conteúdos para o topo de funil são:
- Posts: como aqui o objetivo é gerar conversão, os posts devem ser mais bem elaborados, pois o usuário já tem conhecimento da sua situação ou desafio de vida.
São recomendados posts ricos e acima de 1000 palavras, geralmente.
- E-books: os e-books geralmente possuem informações mais detalhadas para o usuário. Com a entrega de e-books, você consegue colher informações mais detalhadas dos usuários.
3. O melhor conteúdo para o fundo do funil de vendas
Já no fundo do funil de vendas, o usuário está pronto para a conversão, e assim, o departamento ou o time de vendas já pode agir para e motivar o usuário para a sonhada compra.
Dentre os conteúdos mais recomendados nessa etapa do funil, são:
- Cases de clientes: aqui, você pode mostrar outros clientes que adquiriram sua solução e aprovam ou estão felizes com o produto ou serviço.
Assim, você mostra que você tem a solução para o lead.
- Ferramentas: aqui você pode oferecer aos seus leads que está a um passo da compra, versões de seus produtos ou serviços gratuitos e algumas demonstrações. Isso ajuda a engajar o usuário e a converter em venda.
- Reviews de produtos: aqui, você pode mostrar os diferentes tipos de produtos o que vai facilitar a decisão de compra do seu lead.
Compreendido?
Concluindo
Neste post, você conferiu qual o melhor conteúdo para o topo, meio e fundo do funil de vendas.
Agora, sua estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing, com certeza, será mais eficaz!
E conte com nosso time para te orientar sobre as melhores soluções em Comunicação e Marketing Digital para sua empresa. Para ficar por dentro de mais assuntos valiosos, acesse o blog da CN Comunicação.