Quem tem uma página ou site, deseja aparecer nas buscas feitas pelos usuários do Google, pois isso traz oportunidades de atrair tráfego para suas páginas e, assim, conseguir clientes e gerar negócios.
E, você já imaginou se recebesse um comunicado do Google ou se abrisse o Google Analytics e percebesse que o tráfego de seu site caiu ou morreu?
Pois é, isso pode ser uma penalização do Google. E, ninguém deseja isso, não é mesmo? Todos que têm um site ou blog temem às penalidades do Google, o maior buscador de todos os tempos.
E, quem pensa que tais penalidades acontecem somente quando muda o seu algoritmo, se engana. Ou que acontece somente quanto às práticas de marketing de conteúdo em desacordo com as exigência do Google, também se engana.
Por isso, neste artigo você vai ver sobre a penalização do Google, saiba o que é e como evitar.
Penalização do Google: o que é?
Desde já, uma penalização existe com a finalidade de punir uma prática cometida de má-fé, ou que seja antiética, ou que infrinja uma lei.
E, no marketing digital, as penalidades existem também. Há as penalizações do Google e ninguém deseja isso. Ou seja, o Google também tem suas regras que precisam ser respeitadas.
E, violando essas regras, isso pode trazer consequências graves para seu site.
Saiba que o Google faz isso na tentativa de proporcionar boas experiências aos usuários da internet. Por isso, ele criou suas regras.
E, quem trabalha com o marketing digital precisa conhecer e respeitar.
Pois sabemos que um empreendedor não quer ficar com um site considerado de baixa qualidade, ou com resultados negativos nas buscas orgânicas.
Por isso, veja a seguir, o que você pode fazer para evitar isso, certo?
Penalização do Google: como evitar?
Depois de conhecer o que é e como funciona uma penalização do Google, agora, é hora de saber como evitar isso. Veja:
- Conteúdos duplicados: conteúdos duplicados ou copiados de outras páginas são identificados pelo Google e gera punições mesmo, uma vez que isso é uma prática antiética;
- Cloaking: trata-se de um tipo de camuflagem, em que um link mostrado para usuários e visitantes não é o mesmo mostrado ao algoritmo do Google, então, é como se fosse uma tentativa de enganar o robozinho do Google, e isso, deve ser evitado;
- Comentários com spam: há pessoas que usam de comentários de outros sites ou páginas, os mais importantes, para inserir seus links e atrair visitantes. Ou seja, busca-se fazer uso da autoridade do outro site e ter parte do seu tráfego. Então, isso, também deve ser banido de suas práticas.
- Conheça as novas diretrizes e políticas do Google: o algoritmo do Google sofre atualizações frequentemente, então, você precisa se atualizar quanto a isso para não cometer violações a esses parâmetros.
- SEO negativo: é quando uma série de sites de spam apontam para seu site. E, se o Google achar estes sites de spam apontando para sua página, isso é considerado que seu site tem baixa qualidade ou relevância.
Sendo assim, você pode gerar um arquivo de texto com todos os links desse tipo que são recebidos e carregar eles através da ferramenta do Google “Rejeitar links”. Então, seus gestores de SEO devem observar isso.
Leia também:
Passo a passo para colocar seu site na primeira página do Google
Concluindo
Neste post, você viu sobre a penalização do Google: o que é e como evitar.
Agora que você sabe de tudo isso, é bom ter cuidado ao adotar uma estratégia de marketing digital, pois ninguém quer ficar com um site considerado sem relevância ou com resultados negativos nas buscas orgânicas.
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