Nunca as estratégias de marketing digital usadas pelas empresas, tiveram tanta necessidade da produção de conteúdo. Fazer isso, hoje, é tão importante quanto produzir e vender produtos e serviços.
Desse modo, o jornalismo de marca se tornou uma forma de se falar com os usuários da internet, mas de um modo diferente. O jornalismo de marca promete um novo jeito (mindset) de comunicar e lidar com o público.
Por isso, neste artigo você vai ver o que é o jornalismo de marca e como essa estratégia pode ser usada nas empresas.
Vamos ver?
O que é jornalismo de marca e por que ele é importante?
Em anos recentes, o jornalismo de marca precisava de uma promoção jornalística e as empresas precisavam de canais externos para publicar algo, uma matéria, por exemplo.
Hoje, temos o jornalismo de marca, que trata das ações de uma empresa para produzir e lançar matérias que tratam sobre ela mesma, e assim, manter um maior envolvimento com os consumidores e leitores.
Assim, o jornalismo de marca se posiciona entre o jornalismo tradicional e a estratégia de marketing de conteúdo. E, seu objetivo principal é convencer as pessoas a se engajarem mais com a marca e com a empresa.
Essa estratégia, pode ou não, ser usada para gerar vendas, tudo depende dos objetivos da empresa.
O jornalismo de marca está, portanto, focado nos impactos que a própria empresa tem e na sua história.
Como essa estratégia pode ser usada nas empresas?
Essas ações podem ser usadas pelas empresas, nesse sentido:
- Aumentar o brand awareness
Ou seja, o objetivo é deixar as pessoas cientes do que é a marca e o que ela visa fazer. Se os leitores verem valor nas suas publicações, eles se manterão mais ligados à marca, e sempre buscando soluções para suas vidas. Aumentar o brand awareness, significa reconhecimento da marca pelo público-alvo.
- Gerar leads
Outro objetivo a ser usado o jornalismo de marca, é que quando você consegue contar boas histórias de sua marca, as pessoas vão se engajar mais com ela.
Assim, a geração de leads se tornará algo natural, e assim, você pode começar nutrir esses leads pela sua jornada de vendas.
- Para abordar as notícias do seu segmento
Ao abordar as notícias do seu setor de atuação, isso permite as pessoas compreenderem o que há de novo, as tendências, bem como, as perspectivas.
Assim, você pode educar as pessoas, e ainda, ressaltar os pontos mais favoráveis de sua empresa ou marca.
- Desenvolver seu canal de mídia
Hoje, está no meio digital se tornou “a galinha dos ovos de ouro,” e assim, é possível criar e publicar seus conteúdos sem ter que ir para sites ou canais de terceiros.
Então, você pode ter seu blog, site e estar nas redes sociais para se conectar com as pessoas que estão no meio online.
Então, as empresas estão contratando agências que criem suas histórias e novos conteúdos da marca.
Empresas que estão usando o jornalismo de marca
Dentre alguns exemplos de empresas que estão usando o jornalismo de marca e estão se dando bem:
- Red Bull: a qual tem se concentrado muito em contar histórias para envolver o público;
- IBM: que traz as transformações que estão ocorrendo de seu setor;
- Microsoft: esta foca nos seus conteúdos e essa produção parece uma verdade revista eletrônica.
Concluindo
Você conferiu o que é o jornalismo de marca e como essa estratégia pode ser usada nas empresas. Agora, você já sabe mais dessa estratégia incrível para sua marca.
E, para ter acesso a mais conteúdos como este, continue em nosso blog.