Nunca o home office esteve tão em alta no mundo corporativo e também para quem trabalha de modo autônomo.
Com a expansão da internet e do marketing digital, trabalhar em casa se tornou mais fácil e com muito mais qualidade de vida e produtividade, se você souber se organizar, claro!
Traduzindo o termo, home office significa escritório em casa, ou seja, o funcionário trabalha de sua casa, sem ter que se deslocar para o trabalho.
Por isso, nesse post você vai conferir como funciona e as vantagens do home office.
Vamos lá?
Como funciona o home office?
O home office funciona com o trabalho sendo realizado fora da empresa, geralmente, na casa do colaborador.
Ao avanço da tecnologia abriu espaço para este tipo de trabalho, bem como a criação de notebooks, de programas, de aplicativos e da internet.
Assim, o colaborador pode se dedicar parcialmente ou integralmente às atividades que ele faria na empresa contratante.
E o modo de avaliação do trabalho dele pode ser feito pelas entregas feitas ou resultados entregues, e não mais pelo cumprimento de carga horária ou outra forma de controle.
Afonso Braga, professor de marketing e empreendedorismo, destaca que o trabalho administrativo pode se desempenhado mais facilmente e de modo mais eficiente, através do home office.
As empresas através do home office aprenderam que essa modalidade funciona e que o colaborador não precisa, necessariamente, estar presente fisicamente na empresa.
As vantagens do home office
As vantagens do home office são muitas, tanto para a empresa como para o colaborador, que passa a ter mais qualidade de vida.
Veja algumas vantagens dessa modalidade de trabalho.
- Flexibilidade
A flexibilidade é um dos pontos fortes do home office, pois você pode organizar seu tempo e sua agenda para trabalhar no momento em que se sentir mais concentrado.
Sabemos que algumas pessoas são mais produtivas em certos horários, e por isso, o home office te oferece essa oportunidade de trabalhar nos momentos em que se sentir mais disposto e com mais rendimento.
- Economia
Tanto para o empregado ou empregador, ter um colaborador trabalhando em casa pode render boas economias ou custos com o colaborador, tais como alimentação, transporte, aluguel de imóveis, etc.
Ou se a pessoa trabalha de forma autônoma, ela trabalhando em casa, é possível reduzir seus gastos próprios, como alimentação e transporte, por exemplo.
- Mais qualidade de vida
O tempo em que se economiza trabalhando no home office pode ser usado para que o colaborador tenha mais tempo para sua família, ou para praticar um esporte ou algum outro hobby.
Ou seja, o colaborador passa a ter mais equilíbrio em sua vida profissional ou pessoal.
- Comodidade quanto ao deslocamento
Não ter que pegar transporte para quem mora nas grandes cidades é uma grande conquista.
Não ter que passar horas esperando o transporte público ou dentro do dele, bem como não ter que enfrentar congestionamento no trânsito, é um dos grandes benefícios do home office.
- Maior produtividade
Sim, com o home office você pode ficar mais produtivo, pois são reduzidas as interrupções, como o toque do telefone corporativo, ou através das conversas de colegas e longas reuniões, por exemplo.
Assim, você foca mais nos seus objetivos e metas, e consegue realizar mais atividades e, muitas vezes, de forma muito mais produtiva.
Concluindo
Neste artigo, você conferiu como funciona e as vantagens do home office. Essa modalidade de trabalho só cresce a cada dia.
Agora, ficou muito mais fácil ter mais qualidade de vida trabalhando em casa, não é mesmo?
E para mais artigos como este, continue em nosso Blog, combinado?
Deixe também seu comentário abaixo!