O marketing de conteúdo e assessoria de imprensa: juntos e com melhores resultados

O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais importância diante um maior acesso à internet.

O marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa andam juntos, embora, muitas vezes, existe uma tendência em separar os dois conceitos.

Por isso, você vai compreender neste post sobre essas duas ferramentas e como a empresa pode potencializar seus resultados. Além disso, você pode conferir ainda algumas tendências para 2021 de comunicação e marketing.

Vejamos algumas características da assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo, embora você verá que eles se potencializam quando juntos, ou seja, você pode obter um resultado melhor ao integrar essas duas ferramentas.

A assessoria de imprensa

A atividade de assessoria está ligada à imagem da empresa e seu posicionamento junto aos seus canais de comunicação.

Quase sempre o foco principal da assessoria de imprensa está ligado à exposição da empresa junto aos jornais, Tv, portais em geral, etc.

As mensagens que são veiculadas, são desenvolvidas em formato de release e podem ser usadas para publicações em geral, ou até mesmo, na gestão de
uma crise. E, podemos dizer que esses tipos de mensagens quase sempre
impactam o público final.

O marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa construir relacionamento com certo público-alvo, na forma de distribuição de conteúdo valioso para esse púbico ou persona já definida.

A estratégia de marketing e conteúdo é focada em gerar valor para determinado público-alvo.

A estratégia de marketing de conteúdo, com o tempo, cria autoridade para o empreendimento ou marca, facilitando, de forma natural, a atração e fidelização de clientes, estes que passam a confiar na marca.

Assim, o processo de decisão de compra fica facilitado, e essas pessoas que tiveram contato com seus conteúdos vão preferir comprar de sua marca e não da concorrência.

O marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa se relacionam e se potencializam

Tanto o marketing de conteúdo, quanto a assessoria de imprensa têm seus benefícios e características próprias, embora as duas ferramentas funcionam melhor quando juntas.

Por essas razões:

  • Otimização do valor da marca: todo o processo de comunicação deve estar alinhado para reforçar a proposta de valor da marca, bem como sua essência. Quem for publicar conteúdos e criar ações de assessoria de imprensa deve ter uma linha editorial coesa, ou seja, os conteúdos devem estar alinhados rumo a uma mesma proposta.
  • Proposta de combinação assessoria x marketing de conteúdo: em tempos como agora, com tanta informação na internet e Big Data, fica mais complicado ganhar atenção no ambiente virtual.
    Por isso, o conteúdo precisa ser cuidadosamente pensado para seus potencias clientes.
    E daí entra a assessora de imprensa. Quando as duas estratégias estão juntas, fica mais fácil disponibilizar um conteúdo em site ou blog de algum parceiros, o que ajuda a atrair um público maior.
  • Planejamento em conjunto: tanto a assessoria de imprensa, quanto o pessoal de marketing de conteúdo, quando trabalham juntos, mais ideias e temas da mesma linha editorial, e com mais criatividade, são mais fácies de serem criados.
    Esse planejamento não permite que uma mesma empresa promova duas frentes de ações diferentes ao mesmo tempo. Mas com as duas equipes atuando com coesão, é mais fácil obter o controle de todo o processo de criação e execução de campanhas de marketing.
  • Mais credibilidade: conteúdos divulgados em mais de uma plataforma (blog, rede social e e-mail) ou mais de um formato, e contando com a expertise da assessoria de imprensa, pode trazer resultados mais ampliados para a empresa ao integrar as duas frentes.

Concluindo

Neste post, você conferiu sobre as ferramentas marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa e como a empresa pode potencializar seus resultados com elas.

Agora que você sabe que assessoria de impressa e o marketing de conteúdo têm praticamente o mesmo objetivo, ao fazer com que as equipes dessas áreas trabalhem em conjunto, a comunicação tende a ser mais assertiva e os resultados tendem a ser os melhores.